Pilotoons GP de Cingapura




Escrito por bruno às 15h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




E pingue-se o ponto.

Não quero criar confusão ou aborrecimentos à ninguém, mas apesar da organização do concurso dizer não ter ocorrido nada de errado, é mais do que óbvio que houve uma violação no concurso. O candidato que venceu teve um volume de votos muito maior desde sexta-feira a noite até o final da votação, do que em todos os outros dias juntos. Mais curioso é que até durante a madrugada os números aumentavam sistematicamente, numa progressão de 2 votos por minuto. É difícil de acreditar que no fim de semana uma legião de aproximadamente 4 mil pessoas resolveu votar no desenho dele de forma enlouquecida, como se fosse uma imagem deslumbrante a ponto de todos os outros participantes não terem 800 votos cada no mesmo período, sendo que qualquer pessoa que trabalha com internet sabe que nos fins de semana o acesso cai vertiginosamente. 
Enfim, não quero apelar contra nada. Se a organização diz que não houve violação, eu acato a decisão, mas não aceito como verdade. Isso ficou claro não só para mim, mas também para muitos que acompanharam a votação.

Infelizmente, o que era para ser uma bonita homenagem, para mim e para as muitas pessoas que acompanharam o concurso, ficou uma sensação de inverdade, de algo obscuro, falso e vazio.

E pingue-se o ponto.



Escrito por bruno às 11h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Resultado final?

Começou estranho. Meu desenho estava lá, mas não era meu nome. G.Sardinha assinava o desenho que eu havia criado para o concurso "Helmet Challenge" do piloto de F1 Bruno Senna, para homenagear os 50 anos de Ayrton Senna. Mesmo assim a votação estava rolando e quando eu já tnha mais de 200 votos de vantagem, a enquete foi zerada. Muito me impressionou tal fato, mas entrando em contato com a assessoria de imprensa do piloto meu nome foi trocado no final da tarde de terça-feira, 14 de setembro, dia que começou a votação popular. Sobre a enquete zerada, relevei. Ainda era começo.

Tudo resolvido e a votação prosseguia. Para minha felicidade meu desenho estava ganhando o concurso e já estava cerca de 2 mil votos a frente do segundo colocado na noite de sexta-feira. Mas aí começou a surpresa. Nesta mesma madrugada notei que o desenho que estava em segundo havia recebido 400 votos, contra 1 para o meu. Achei estranho, mas não encarei como algo ilícito. Inocência a minha.

Prossegui o sábado e domingo com meus afazeres, que não envolviam ficar na frente do computador. Foi quando no domingo pela manhã notei que algo muito errado estava acontecendo. Os votos do segundo colocado aumentavam a todo minuto, de uma maneira intermitente e contínua.

Notei que os votos do candidato aumentavam sempre, e percebi que eram mais ou menos 2 votos por minuto. Foi quando resolvi fazer uma conta. As 18h24 o número de votos do candidato era de 7421. Para as 23h59 restavam 5 horas e 25 minutos, totalizando assim 325 minutos. Multiplicando pelo número de 2 votos por minuto, postei no twitter a seguinte mensagem: "O desenho que neste momento frauda o concurso do capacete tem em sempre 2 votos por minuto. Dessa maneira, ele terá perto de 8073 as 23h59" 

O print está aqui não me deixa mentir. Essa é minha mensagem no Twitter as 18h30.

E assim a noite foi seguindo, sempre com o candidato em questão tendo sua soma de votos subindo a cada minuto.

Muitos amigos me alertavam que isso é um script. Mas o que é um script? São códigos criados por programadores para diversas finalidades e neste caso é um código que consegue burlar a programação original do site e construir um roteiro de ações, que teria a função de votar para o desenho do capacete que estava atrás do meu. A programação original do site limitava o número de voto em apenas 1 por cada endereço IP. O script conseguia burlar essa regra e aumentar o número de votos na frequência programada. O script malígno buscava o código da enquete no site e assim executava a ação.

Dessa maneira comecei a fazer prints da tela e contas sobre os número do candidato. Tenho vários prints que mostram sempre a evolução progressiva e constante.

Desta maneira, o candidato teve mais votos desde sábado do que em todos os outros dias junto. Lembrando que os acessos a internet diminuem radicalmente nos finais de semana. E terminou o candidato com 7914 votos, contra 6809 para o meu desenho. Aqui está o print das 23h59. Clique aqui para visualizar.

Além disso, os números divulgados como "oficiais" são bem diferente dos números as 23h59, como pode se ver aqui.

Números me aborrecem, diria um amigo meu. Então aqui está a evidência que julgo ser a maior prova que o site foi fraudado. Uma print da tela, poucos segundos depois da meia-noite.

Algum programador poderá confirmar, ou provar que isso não é um problema, mas essa mensagem mostra que algum script tentou buscar o código da enquete e não encontrou nada (porque o código original da enquete deveria  estar programada para sair do ar as 23h59min59s) e assim o script deixou a seguinte mensagem de erro, dizendo não encontrar o roteiro pré-estabelecido anteriormente pela pessoa que programou o script malígno.

Clique para ampliar

Isso aconteceu porque o script não era programado para ter hora de parar, ao contrário do código da enquete. Se a enquete da votação estivesse no ar ainda, os números estariam subindo na progressão de 1,3 por minuto. Mas as 0h02min a enquete já não estava mais no ar, como a imagem abaixo mostra.

Clique para ampliar

Para finalizar, gostaria de deixar muito claro que isso não se trata de uma acusação contra ninguém e muito menos chororô de perdedor. Faria a mesma coisa mesmo que meu desenho não estivesse entre os finalistas. Não estou avaliando a qualidade dos desenhos também.

Meu objetivo é mostrar que houve algo fora da normalidade, independente de quem ou como foi executado. Diga-se ainda que muitas pessoas reportaram problemas de vírus no dominio do site do piloto.

Agradeço também a todos que votaram no meu desenho, mas tudo isso doi uma brincadeira com a minha inteligência e com a inteligência do público que acompanhou a votação, com aqueles fizeram seus desenhos, e acompanharam o site durante uma semana.



Escrito por bruno às 00h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Pilotoons GP da Itália

Charge também publicada na REVISTA WARM UP nº 6



Escrito por bruno às 10h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Helmet Challenge Bruno Senna

Bruno Senna fez uma promoção em seu site para ser criada uma pintura especial que fizesse uma homenagem aos 50 anos de seu tio, Ayrton Senna.

Criei o desenho abaixo e ele está entre os 5 finalistas. O vencedor será escolhido por voto popular e conto com a ajuda de vocês!!!

Eis o link para a votação: www.brunnosenna.com.br/votacao

O que acharam da criação?



Escrito por bruno às 12h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Pilotoons no templo de Monza




Escrito por bruno às 16h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Ayrton Senna 50 anos

Um wallpaper para comemorar (ainda que tardiamente) os 50 anos de Ayrton Senna.

1600x1280   1600x900



Escrito por bruno às 12h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Stock Car Palmeiras

Este é o carro do Palmeiras para a Stock Car, com pintura criada por mim, através da agência SicilianoDuek. Como palmeirense, gostei bastente!




Escrito por bruno às 17h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Pilotoons GP da Bélgica




Escrito por bruno às 18h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Homem
Outro - brunomantovani@yahoo.com.br
Histórico
Outros sites
  Revista Warm UP
  bmantovani.com.br
  Facebook Mantovani
  Twitter @bmantovani
  Mimos Art
  Blig do Gomes
  Blog do Capelli
  Blog do Fábio Seixas
  Rodrigo Giraldi
  Blog do Mauricio Moraes
  Pandini GP
  Blog Victal
  Miniaturas do Tohmé
  Corsa 12
  Blog do Ico
  Dudu Fotógrafo
  DFA Propaganda
  Camisas de Futebol
  Voando Baixo
  Continental Circus
  Blog de Quadrinhos
  Blog do Ararê
  Downforce
  Marchesi Design
  A Mil por Hora
  Papermodel Slotcar
  F1 Nostalgia
  Velocidade Online - Fotos
  F1 Team
  F1 Paper Models
  Autoracing
  Riko F1
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?